Basicamente o surf consiste em descer uma onda equilibrado em cima de uma prancha. A princípio parece fácil, mas é necessário que o surfista tenha uma série de conhecimentos que antecede o domínio das sábias posições que permitem "pegar a onda".
A primeira condição para ser um bom surfista é saber observar o mar. Ver onde a onda quebra (arrebentação), qual é a direção da água, como está o vento. Antes de mais nada, o bom surfista é um observador cuidadoso do mar e um real conhecedor de ventos e marés.
Ao deitar numa prancha não se deve ficar nem muito à frente (isso provocaria o afundamento do bico) e nem muito atrás (que provocaria o contrário). A sensibilidade de cada um dá a melhor posição. Depois é só remar na direção das ondas. Bastam algumas remadas para entender as variações de direção e iniciar a intimidade fundamental com o instrumento.
O equilíbrio é um fator determinante na prática do surf. O importante no equilíbrio ao ficar de pé na prancha é a base. A posição dos pés é que vai dar esta base. Um bom método de aprender a ficar de pé é treinar fora da água, em cima da prancha na areia, ou mesmo num risco desenhado na areia. A destruição do risco, na prancha, resultaria no desequilíbrio.
Com as mãos colocadas na borda, como se fosse fazer uma flexão abdominal, você deve levantar-se rapidamente, com os pés fixos no mesmo lugar, isto é, com o pé de apoio atrás. Este pé de apoio deve ficar transversal à prancha. O pé da frente, que permite a manobra, fica em cima da longarina, ou seja, da linha do meio da prancha. O local correto de ficar de pé está um pouco atrás do ponto médio de flutuação da prancha (no lugar onde o peito estava apoiado na posição deitado).
Para quem está iniciando o mais indicado é "pegar" para o lado em que se possa ficar de frente para a onda (front-side), ou seja, quem coloca o pé direito na frente fica front-side em ondas para a esquerda. Já aqueles que colocam o pé esquerdo na frente, ficam front-side em ondas para a direita. Este é o princípio básico do equilíbrio, que deverá possibilitar todas as manobras na onda.
Mas quando o surfista está de costas para a onda, costuma-se dizer que ele está back-side para o lado que a onda quebra.
Sem comentários:
Enviar um comentário